terça-feira, 14 de abril de 2009

Carta dirigida a Tarja e aos fãs, e carta resposta de Tarja aos fãs.

Carta de demissão entregue a Tarja depois do show em Helsinque em 21/10/2005, no outro dia essa carta foi divulgada aos fãs no site oficial.

"Querida Tarja,
Chegou a hora de escolher se a história do Nightwish acaba aqui ou se ela ainda continuará por um tempo indeterminado. Nós estivemos trabalhando nesta criação por 9 anos e ainda não estamos prontos para desistir. Nightwish é um estilo de vida, algo para se viver, e nós, certamente, não podemos o deixar.
Igualmente certo é o fato de que nós não podemos continuar ao lado de você e do Marcelo. Durante o último ano algo triste aconteceu, algo que permaneceu na minha cabeça cada dia, manhã e noite. Sua atitude e comportamento não acompanham mais o Nightwish. Há características que eu nunca acreditaria ver em minha velha amiga. Pessoas que não se falam por um ano não pertencem a mesma banda.
Nós estamos envolvidos em uma indústria onde o lado comercial das coisas é um mal necessário e é uma coisa a que se deve preocupar-se toda hora. Somos também uma banda que sempre fez música do coração, pela amizade e pela música em si. A satisfação mental sempre deve ser mais importante do que o dinheiro! O Nightwish é uma banda, é uma emoção. Para você, infelizmente, negócios, dinheiro, e coisas que nada tem a ver com essas emoções, se tornaram muito mais importantes.
Você acha que sacrificou a si mesma e a sua carreira musical pelo Nightwish, ao invés de pensar no que ele deu a você. Esta atitude foi claramente mostrada a mim nas duas coisas que você me disse no avião para Toronto: "Eu não preciso mais do Nightwish" e "Lembre-se, Tuomas, que eu poderia deixar esta banda a qualquer momento, te comunicando apenas um dia antes". Eu não posso mais simplesmente escrever mais músicas pra você cantar.
Você mesmo disse que você é meramente uma "convidada musical" no Nightwish. Agora esta visita acaba e nós iremos continuar o Nightwish com uma nova vocalista. Temos certeza que é um grande alívio tanto para você quanto para nós. Nós nos sentimos mal por tempo o suficiente.
Você nós disse que não importava o que acontecesse, o próximo álbum do Nightwish seria o último. No entanto, o resto de nós quer seguir em frente enquanto o fogo continuar queimando. Então, também não há razão para fazer o próximo álbum contigo.
Nós quatros discutimos esta situação incontáveis vezes e chegamos à conclusão que isto é o que queremos fazer nas nossas vidas. É tudo o que podemos fazer. Em dezembro de 2005, na Alemanha, você disse que você nunca mais iria fazer turnês por mais de duas semanas. Você também disse que podíamos esquecer dos Estados Unidos e da Austrália, porque os pagamentos e os locais de show eram muito pequenos.
Em entrevistas eu mencionei que se Tarja saísse, haveria de ser o fim da banda. Eu entendo que as pessoas irão pensar desta maneira. O Nightwish é, porém, uma vista da minha alma, e eu não estou pronto para largá-lo por causa de uma pessoa. Uma pessoa que quer concentrar sua criatividade em outro lugar, uma pessoa que tem valores que não são compatíveis com os meus.
Nós nunca nos preocupamos com o fato de você não participar da composição e dos arranjos das músicas, em 9 anos você nunca veio ensaiar conosco antes de entrarmos em estúdio. Não é pelo fato de que durante as turnês você sempre queria viajar separadamente de nós, ao lado de seu marido. Não é pelo fato de que você é reconhecidamente a imagem da banda.
Nós aceitamos e nós sentimos bem com tudo, exceto a ambição, subestimando os fãs, e quebrando promessas. Fizemos um acordo entre nós cinco, que o Nightwish seria a prioridade em tudo o que fizéssemos durante 2004 e 2005. Mas, mesmo assim, tantas outras coisas eram importantes para você. O exemplo fundamental foi no esgotado show em Oslo, o qual você queria cancelar porque você queria ensaiar para seus concertos solos, encontrar amigos e assistir filmes. Estas foram as palavras que Marcelo usou em um e-mail explicando o porquê do cancelamento. Este foi só um exemplo dentre tantos. Eu não poderia pensar em um jeito pior de ser egoísta e de dispensar nossos fãs. Nightwish é um jeito de vida e um trabalho com muitas obrigações.
Para com um ao outro e para com os fãs. Com você, nós não podemos mais cuidar destas responsabilidades. Interiormente, nós não sabemos quem de nós conduziu a este ponto. De alguma forma, Marcelo transformou você de uma garota amável a uma diva, que não pensa ou age da maneira que costumava fazer. Você está certa demais de ser insubstituível e do seu status.
É óbvio que você culpa o seu stress e sofrimento em nós quatro. E você acha que nós não respeitamos ou escutamos você. Acredite; nós sempre tivemos o mais alto respeito em relação à maravilhosa vocalista quanto à amiga que você é. E muitas vezes, durante os últimos dois anos, os planos foram feitos somente de acordo com as suas decisões. Você sempre foi a única que queria mais dinheiro dos shows. Esta atitude de "compensação e mais dinheiro de tudo" é do que nós mais estamos desapontados!
Nós desejamos de que de agora em diante você possa escutar o seu coração ao invés de Marcelo. Diferenças culturais combinados com ambição, oportunismo e amor foram uma combinação perigosa. Não se enfraqueça.
Esta decisão não é algo do qual nós estamos especialmente orgulhosos, mas você não nos deu outra opção. A lacuna entre nós é muito grande. E a decisão foi feita por nós quatro em unanimidade. Nós estamos além do ponto em que as coisas podem ser resolvidas através de conversa.
Todo o melhor para a sua vida e carreira.

Tuomas, Emppu, Jukka e Marco. "


________________________________________________________________

Carta de Tarja Turunen dirigida aos fãs:


"Desde a última manhã de domingo, me pediram para expressar minha posição para as revistas, jornais, rádio e TV, fãs-clube e para fãs da Finlândia e de todo o mundo. Tantos pedidos que é fisicamente impossível para mim conseguir encontrar tempo para responder a todos individualmente. Portanto eu decidi escrever algumas palavras neste texto para deixar os meus fãs, família, amigos e o público saberem como eu estou me sentindo depois dos eventos recentes.
Este é um momento de tristeza e sofrimento, e muito difícil para eu falar. No momento, eu estou na Argentina. Eu espero que vocês possam entender que depois deste choque de mudança de vida, que pode ser comparado a um divórcio, eu não queria ficar sozinha em minha casa na Finlândia. Meu marido reservou passagens para a Argentina há uns meses atrás e eu decidi viajar com ele no último instante. Mas o fato de eu estar na Argentina e da longa distância, é claro, não deve ser uma desculpa para não comentar a situação.
A última sexta-feira, 21 de outubro, era o dia em que a banda toda estava esperando por um longo tempo. O ensaio começou bem cedo na manhã. Eu estava muito doente e nervosa pelo o fato de eu não conseguir nem cantar durante os ensaios.
Também estava nervosa por que a duração do concerto iria ser mais longa do que usual em um concerto do Nightwish. E, além disto, nós teríamos um convidado especial para se apresentar conosco, mais trocas de roupa para mim do que o comum, e pela primeira vez telões e uma grande produção no palco. Sem falar que o concerto seria gravado e filmado. Nós finalmente iríamos tocar em Hartwall Arena.
Mesmo apesar de que todos nós já sabíamos que o concerto estava esgotado, finalmente no palco, nós vimos todos os gritos, aplausos e todos os assentos lotados. A sensação era inacreditável. Eu nunca esquecerei o quão incrível foi vivenciar a grandiosa recepção da audiência finlandesa.
Quando o concerto havia terminado, eu chorei de felicidade no palco. Lágrimas de felicidade, pois eu consegui dar o melhor de mim, como sempre, apesar de eu estar doente. Lágrimas de felicidades, pois nossa longa turnê havia tido o melhor final possível, e lágrimas de felicidade, por causa do maior reconhecimento que um artista pode ganhar: aplausos e sorrisos. No momento eu não sabia que eu logo iria chorar novamente.
Depois do concerto, os rapazes da banda me convidaram para se juntar a eles atrás dos bastidores e me pediram para dar um abraço todos juntos. Isto pareceu estranho já que era o mesmo tipo de abraço que nós dávamos após cada concerto. Esta tradição continuou conosco, mesmo apesar da tensão e da pressão crescente que já existiam desde um longo período de tempo.
A minha vontade imediata era agradecer a eles, o que eu fiz, alto, mas sem nenhum retorno. Depois disto, eles me entregaram uma carta e me pediram para ler no dia seguinte. A mesma carta que agora é pública.
Eu a li e eu fiquei chocada. Eu não sabia o que dizer, e ainda, neste momento em que escrevo estas linhas, não sei. Eu percebi uma grande raiva na carta e os meus sentimentos continuam confusos sobre ela, porém, eu não quero responder a esta raiva com uma raiva ainda maior. Assuntos privados nunca devem ser levados a público.
Sei que este momento que nós estamos passando é muito triste para todos, incluindo os rapazes. Enquanto haveria tantas possibilidades diferentes e maneiras de expressar o que eles queriam me dizer com a carta, eu continuo incapaz de entender a maneira que eles escolheram lidar com isto. Eu sinto muito que os rapazes me entenderam errado. Eu não me reconheço de nenhuma maneira do jeito que eles me descreveram.
Eles mencionaram coisas más sobre mim, mas o fato de eles terem envolvido Marcelo, meu marido, ultrapassou a linha. Ele é o homem que eu amo, meu amigo e tem sido o meu maior suporte nestes últimos anos. Nós fomos colegas de banda por 9 anos, vivenciamos bons tempos e outros nem tanto. Eu pensei conhecer eles, mas eu estava errada.
É claro que eu sabia que desde o momento em que eu comecei a relação com o meu marido, que o resto da banda não o aceitou. Era visível pelos seus comentários e comportamento. Qual foi o motivo? Porque ele nasceu na América do Sul? Porque eu escolhi casar e não ficar como a garota deles? Porque eu sou a única mulher na banda e nenhum dos outros nunca me levou a sério. Meu marido foi o único que me ajudou a ter minha própria voz.
Mas ainda, tudo o que aconteceu não foi o suficiente para que os visse com maldade. Agora chegou a hora de se acalmar e refletir sobre tudo isto. Eu preciso colocar os meus sentimentos em ordem, e prometo que voltarei a público em breve. Irei anunciar uma conferência de imprensa, onde estarei falando sobre meus futuros planos. Isto não significa que vocês devem esperar que esta conferência seja um instrumento para atacar alguém. Não será.
A música maravilhosa que criamos juntos não será tocada pelos recentes eventos. Muito obrigado a todas as pessoas que me apoiaram durante estes tempos ruins. Minha família, amigos, colegas, e o grande número de fãs. Eu amo vocês e eu realmente acho que não falhei com vocês.

Tarja "

________________________________________________________________

Mais detalhes sobre a saída de Tarja Turunen do Nightwish clique aqui.





Opinião:
Infelizmente isso sempre será lembrado pelos fãs com tristeza, lembro que fiquei triste, pois o Nightwish que eu conhecia desde os meus 14 anos tinha caído, ou deixado de existir, foi muito dificil me acostumar com essa idéia, pois Tarja era a essência da banda, ouvir as músicas do Nightwish sem a voz dela foi triste.
Me acostumar a nova vocalista, foi muito dificil também, pois Anette possui outro padrão de voz muito diferente da Tarja....
Só posso dizer uma coisa: Saudades Tarja...Saudades de sua voz lírica e suave à frente do Nightwish...
Contudo a nova fase de Tarja Turunen está sensacional, continuo gostando do mesmo jeito,  alem de gostar de Nightwish eu gosto da Tarja Turunen e sua grandiosa carreira solo....
Basta colocar na balança agora quem perdeu e quem ganhou....neh Tuomas.....=/

Meu amor pela banda(Nightwish em sí, músicas,letras) ainda continua o mesmo...



Não estou tomando lado, mas existem coisas que os fãs apesar de adorá-los não aprovaram....



bem, depois desse post enorme, eu fico por aqui.
__________________________________________________________________________








19 comentários:

ketlin disse...

que negócio profundo, confesso que não esperava isso, nunca achei que a Tarja pudesse ser do jeito que Tuomas descreveu na carta, foi um choque imenso pra mim saber da Tarja....
Mas continuo gostando do Nightwish, mesmo as musicas tendo tons BEM diferente dos tons de antes, estou gostando muito da Anette....

Unknown disse...

Aquela frase(atribuida à tarja): "Eu não preciso mais do nightwish" acho que doeu em todos os verdadeiros fãs da banda.. =/

pietra disse...

só que a culpa nao é só dela,é do marido dela,qe fez dela essa pessoa que o tuomas descreve,mais sempre serei fã dela e do nightwish mesmo nao gostanto da anette.

Unknown disse...

Realmente, é algo complicado...
Sou fã do Nightwish desde 99, e mesmo considerando a Anette uma excelente vocalista, principalmente com o seu trabalho no Alyson Avenue, é difícil ouvir o Nightwish sem a voz da Tarja. Sinceramente, pra mim, ela era a verdadeira alma da banda!
Não sei e nem quero saber de quem foi a real culpa por todo esse desentendimento que culminou na saída de Tarja... só sei dizer que o Nightwish perdeu muito sem ela no vocal da banda.
E principalmente os fãs... :(

Unknown disse...

É com muita pena que ao ler estas duas cartas vejo que as coisa entre os membros da banda não estavam bem.
Acho bem que a Tarja siga a sua vida mas também acho que os rapazes devem fazer o mesmo com as deles porque são bastante bons naquilo que fazem e não queria que os Nightwish acabassem por estes mal entendidos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Já que os rapazes da banda postaram esta carta ao público, estão sujeitos à opiniões e questões sobre o que foi escrito. Mas eu só não entendo uma coisa: O que eles quiseram dizer com as diferenças culturais? Qual o problema em uma pessoa com origens escandinavas se casar com um sul americano? Por que as atitudes de Marcelo acabaram por generalizar todo uma cultura? Será que o que ele fez naquele tempo realmente era cultural ou era algo da pessoa dele? O que o Tuomas conhece da América do Sul para falar de cultura?
Será que os rapazes (principalmente Tuomas que se auto declara a pessoa mais sem preconceitos desse mundo) se sentem tao superiores assim?

Marcus Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raphys disse...

Nunca esperava que a Tarja fosse dizer o que disse("Eu não preciso mais do Nightwish" e "Lembre-se, Tuomas, que eu poderia deixar esta banda a qualquer momento, te comunicando apenas um dia antes"), de certa forma mostra que ela teve pouca consideração pela banda:/ ela acabou por magoar os fãs, não percebo porque é que ela ficou chocada quando lhe apresentaram esta carta...se já tinha dito que não precisava deles, é normal que eles se "prevenissem" e se tivessem adiantada ao que ela provavelmente um dia faria :/
Continuo a ouvir os Nightwish e, é claro que as sonoridade das músicas mudou, mas, mesmo assim, ela também ficou a ganhar pois, os fãs dos Nightwish, continuarão seus fãs...

Anônimo disse...

Sinceramente , eu acho que eles não deveriam ter mandado a carta , deveriam sentar conversar e refletir sobre os problemas que cada membro tinha . Tarja , realmente não afirma muitas coisas que na carta foram escritas , como sei que Tuomas também não afirmaria . É uma pena que Tarja saiu , conheçi o Nightwish quando ela saiu . Na época conheçia apenas a banda com ela , conheçi a Anette após 1 ano .
Me deçepcionei , queria poder ver ela ao vivo , ao lado de Tuomas , Emppu , etc . Ainda gosto do Nightwish , e sim realmente eu sinto falta da Tarja , seria bom ver ela cantar novamente . Pois , foi uma mudança muito grande . O Nightwish ganhou fãs , mas também perdeu muitos . O Fato da Tarja ter uma voz totalmente diferente da Anette , e o fato da musica ser um pouco diferente pode ser um motivo para pessoas deixarem de gostar , eu realmente agora apoio a carreira de Solo da Tarja , porque agora apesar de o estilo também ter sido alterado , não creio que os fãs do nightwish , não apoiam também . O Nightwish realmente evoluiu , e realmente isso é algo bom , mas teria sido bom ver eles evoluindo ao lado de Tarja . Sinto falta ? Sim , mas também apoio o novo Nightwish , porque apesar de mudarem , realmente foi muito bom ouvir o som deles agora . E eu estarei , la no show bem perto do palco , como no da Tarja estaria .
Abraços .

Gabriélli Martiins disse...

Acho que o ato de tornarem a carta pública não foi certo, pois podia-se perceber certo ressentimento na carta, e não há prova de que as palavras deles são totalmente verdadeiras, o que pode ser uma injustiça com a Tarja. Mas também não defendo-a, porque eu não presenciei a convivência deles. Mas Tarja poderia simplesmente ter feito uma carta dizendo que tudo o que eles disseram era mentira e dado suas próprias respostas, o que ela não fez. Ainda continuo sendo fã dela e da banda, mas acho que a banda não é tão boa sem ela e nem ela é tão boa sem a banda.

Unknown disse...

Bom... Eu não tenho muuuuito o q falar, pq ninguém além deles (do Nightwish) sabe se é verdade ou não...
Mas, esse negócio ai da (segundo o Tuomas) Tarja falar sobre "não precisar do Nightwish", eu acho, na minha opinião, q todo mundo tem dias q vc não quer ver nem uma pessoa passando na rua... No caso de nós, mulheres, a "santa" TPM... Então, eu acho q foi isso. Ninguém é obrigado a ser feliz e sorridente o tempo inteiro, né... ¬¬'
E 1º: eu acho q essa carta não devia ser publicada, pq do jeito q isso ta, até parece q ele quer q todo mundo fique contra ela. 2º: se vc quer demitir uma pessoa, vc tem q falar cara a cara com ela. Não mandar uma carta! Não estou querendo julgar ou criticar ninguém, mas, pra mim, isso é covardia. E das grandes ainda!!
Enfim, mas o q passou passou e ninguém pode fazer nada sobre isso, né... Infelizmente eu não escuto mais o "novo Nightwish", pq num é aquela coisa q vc fica: '-'-'-', mas respeito a Anette e todo o resto...

Unknown disse...

eu sei que esse post faz mais de um ano, mas mesmo assim eu quero comentar, eu sou bem nova de idade, e eu conheci o nightwish a 2 anos e a 2 anos descobri a tarja e etc. eu queria muito ser nascida ou bom não sou tão nova assim, digo ter idade o suficiente para ver um show ao vivo do noghtwish com a tarja ao ler isso eu chorei, assim como todas as vezes que eu leio algo dessa separação. bom a anette não sou muito fã da voz mas a ''nova'' vocalista atual não e que nem a tarja mas é bem boa na minha opinião. eu to tipo ajoelhando para meus pais me darem o colors in the dark da tarja.

Unknown disse...

nightwish*****

Solitude disse...

Se eu pudesse perguntar algo ao Toumas
Ei perguntaria qual é o problema de um finlandês casar-se com alguém sul americano ?

Este é o século XXI esse tipo de pré conceito já deveria ter acabado
Sei também que esses motivos que ele descreveu não são verdadeiros para demitirem a Tarja Turunen até porque eles se dizem não gananciosos mais na primeira oportunidade se livraram da Anette
Só pelo fato dela estar doente e não poder comparecer ao show
Mas enfim o meu respeito pela banda continuará sendo mesmo
Mais as suas recentes ações me deixou chateado

Lorena disse...

Eu sou cantora lírica, e assim como a Tarja eu também fazia parte de uma banda. Agora uma coisa é certa... Se a decisão da saída dela foi algo unanime entre todos os 4, só posso concluir que existem muitas verdades na carta dirigida á Tarja até por que o próprio comportamento dela no palco deveras vezes revelava um certo lado arrogante dela, como em Ghost Love Score em que ela saía do palco antes mesmo da música terminar, posso até exagerar noque vou dizer agora, mas pra mim isso é algo completamente inaceitável,quando você faz parte de uma banda, mesmo que seja a vocalista não existe grau de importância entre os membros,não existe exclusividade ou estrelismo, a banda ainda está tocando mesmo quando sua parte acabou? Fique lá, eles são seus companheiros agradeça junto á eles, brinque com os fãs e anime eles, os fãs foram lá pela banda e não por um único membro.
A Tarja era maravilhosa, mas é necessário lembrar que a mente por trás da verdadeira essência das musicas e de tudo que o Nightwish é vem do Tuomas, já que as composições são obras exclusivas dele, e se ele é o artista dotado de paixão como eu creio que seja já que as musicas do Nightwish revelam isso, ele vai achar não uma "nova Tarja", mas alguém que devolva a gloria aos palcos e faça até mais, Floor Jansen está aí, e eu achei ela maravilhosa, acho que um grande futuro aguarda a banda.

Unknown disse...

Muitas pessoas se dizem fãs, mas parecem realmente não conhecer a banda. As atitudes de Tuomas falam por si só. Ele não passa de um preconceituoso, olha como se referiu ao fato da Tarja se casar com um sul americano. A maldade se repetiu com a Anette. A banda se define por Tuomas que manda e o resto obedece, afinal ele é o compositor e também a cara da banda, depois que a Tarja saiu. Não acredito em nada que ele disse, a Tarja tem um comportamento muito humilde com os fãs, com os vários músicos que trabalham com ela, isso fica claro em qualquer show. Na verdade, o que o Marcelo disse é uma puta verdade, ele queria era a calcinha da Tarja e como perdeu a chance quando ela se casou com o homem que a transformou em uma diva (que mulher não iria querer um homem que a coloque lá em cima?) ficou com raivinha, o resto da banda acompanhou porque necessitavam. Agora com a Floor á frente da banda, será só ela aparecer mais do que ele ou desobedecê-lo que será demitida. O nome disso é falta de companheirismo, banda onde não há amizade e respeito, como já foi relatado, que até festas eles faziam e excluíam a Tarja. A Anette disse em entrevista que passou pela mesma situação que a Tarja. Só mostra o que eles são. Não representam o Rock nem de longe. E aliás, a Tarja está melhor do que com eles.

STUDIO BOX FORTALEZA disse...

GENTE A QUEM ELES QUEREM ENGANAR? Bando de egocêntricos interesseiros, logo em seguida expulsaram a Annete da banda! Só isso explica toda essa manipulação para que os fãs ficassem do lado deles e contra a TARJA!

Erick disse...

Comparar a carreira solo dela com o Nightwish não cabe mais, afinal a banda é superior agora que a floor entrou