domingo, 18 de setembro de 2011

Imaginaerum, O Filme - Visão do diretor (detalhes do filme)


Visão do Diretor sobre Imaginaerum  e sua sinopse traduzida em português (no site oficial só está disponivel em inglês).

"Foi há quatro anos. Tínhamos acabado de gravar o vídeo do Nightwish da música "The Islander", em Rovaniemi, na Finlândia. Quando nos sentamos depois com Tuomas Holopainen, que ponderou sobre a idéia de ter um videoclipe para cada uma das músicas do seu próximo álbum. Naquela época era o sonho distante de duas pessoas ambiciosas.


Um ano depois, Tuomas me chamou e disse: "Isto é: você estaria disposto a vir e falar sobre nosso próximo projeto juntos?" Os próximos meses foram cheios de emoção, escrita por doze tratamentos de clips, pensando quão difícil seria fazer tudo isso acontecer.


Em um estágio que eu perdi a noção do tempo enquanto eu estava escrevendo uma história sobre um jovem garoto, envelhecendo com seu próprio sonho. Foi de fato uma história fictícia sobre Nightwish, mas acima de tudo sobre Tuomas de si mesmo, um gênio eternamente jovem, que amava a vida, mas também todas as pessoas ao seu redor. Como nós temos dentro de cada um dos outros espíritos, sabíamos que os vídeos de música não seriam suficientes para o que queríamos dizer ao mundo.
Queríamos algo mais.

Nosso amor pela vida, nossas famílias, nossas memórias, música, despertando para novas maravilhas a cada dia e amor para a melhor ferramenta disponível para nós seres humanos, nossa imaginação, se tornou a pedra angular da história. Tinha que ser sobre a mistura de nossas vidas e nossos piores medos de envelhecer. Como queríamos enfatizar todas estas coisas, descobrimos que era apenas uma maneira de transmitir a história.

Imaginaerum conta a história de um compositor idoso, Tom, que sofre de demência grave. Como ele teve a doença há anos e regrediu para a infância, ele não se lembra de praticamente nada de sua vida adulta. Sua música, amigos, todo o seu passado, incluindo a memória de sua filha são um borrão na sua mente frágil. Tudo o que lhe restou é a imaginação de um menino de 10 anos de idade. Como ele se afasta em coma, parece impossível conseguir de volta o que perdeu.


O filme é uma viagem entre duas dimensões diferentes. Tom viaja através de seu mundo imaginário em busca de respostas para encontrar lembranças, enquanto sua filha, Gem, tenta recuperar o vínculo que ela já havia compartilhado com seu pai no mundo real. Como eles se tornaram mais e mais distantes um do outro ao longo dos anos, e como há ainda maiores obstáculos que os separa agora - Tom em coma e sua morte iminente - Gem sente seu  projeto condenado ao fracasso. No entanto, através segredos mais sombrios de Tom, Gem descobre o caminho que ela deve seguir a fim de encontrar seu pai novamente


Há algumas perguntas que devemos nos perguntar antes de entrar no mundo de Imaginaerum. O que é mais importante na vida? Pode o poder de memórias nos proteger durante os nossos últimos momentos? Nossa imaginação irá nos ajudar a encontrar a centelha de vida na mais profunda escuridão? Podemos ainda encontrar o amor depois do perdão amargo?

Imaginaerum é uma aventura de fantasia emocional-com a música do Nightwish. A história nos lembra de nossa infância, onde a coisa menor, porém mais precioso significava tudo, e perdê-lo teria deixado uma cicatriz eterna. Agora é hora de reabrir a ferida e ver o que aconteceu com ele, mas acima de tudo, de onde veio. "

 Stobe Harju, Diretor

Fonte: Nightwish- The Official Website



















Nenhum comentário: